A mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centros urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, acarreta, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de concentração populacional.
O notório inchaço urbano obriga com urgência a harmonia e agilidade o deslocamento de bens e pessoas com eficiência, conforto e segurança além de mitigar os impactos ambientais, visuais e de poluição sonora e atmosférica, ressaltando também modelos de minimização da exclusão social.
É neste bojo que o planejamento em transportes em longo prazo é imprescindível, fato este que, explicado pela adoção do modelo rodoviarista, as metrópoles brasileiras sofrem com os congestionamentos e elevado custo no preço das tarifas, ao ponto de ofertas de serviços precários, ineficientes e defasados que acarretam significativa diminuição da qualidade de vida. Dentre as estratégias de melhoria e aperfeiçoamento da mobilidade em empreendedorismo intermodal, as iniciativas públicas e privadas devem priorizar o gerenciamento de transportes de massas, acima de tudo, transporte sobre trilhos, desenvolvendo logística de integração local, regional, nacional e internacional.
Fonte: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/atualidades/mobilidade-urbana.html
Por: Chrystine Soares.
quinta-feira, 13 de junho de 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que a tensão entre EUA e Irã no Estreito de Ormuz pode fazer disparar o preço do petróleo ...
-
Pesquisadores acreditam que essas placas, que estariam sob o manto terrestre, podem explicar terremotos e outras atividades sísmicas ...
-
Canadá irá banir plásticos de uso único em 2021 O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau , afirmou nesta segunda-feira, 10, que os pl...
Nenhum comentário:
Postar um comentário